LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Espaço+ | Venda liberada para agências de viagens

Olá,

Informamos que a partir de hoje, 6 de novembro, passamos a oferecer a possibilidade da venda de Espaço+ por meio do E-TAM e GDS (Sabre, Travelport e Amadeus).

Os assentos Espaço+ estão disponíveis para a venda em formulário 957 em todos os voos operados pela LATAM Airlines Brasil (JJ).

Veja abaixo as informações para venda e, para saber mais sobre o serviço, acesse a página sobre o Espaço+.

Considerações

Aplica-se para voos operados pela LATAM Airlines Brasil (JJ) e nas rotas domésticas com bilhetes emitidos em formulário 957 (dentro e fora do Brasil).

• A venda de Espaço+ via EMD-A não é comissionável para o POS Brasil.

Em rotas operadas com materiais de voo Airbus 319, 320 e 321 por restrições de segurança não se pode vender assentos na primeira fila aos seguintes passageiros:

• Adultos viajando com crianças de colo (INF).
  • Adultos que solicitam extensão de cinto de segurança.
  • Menores com assento designado que utilizem Child Aviation Restraint (CARES), no qual é providenciado pelo passageiro.
  • Passageiros Deficientes que requerem Dispositivos de Fixação (DPR) Disabled Persons Restraint) disponíveis na aeronave.
Taxas Associadas

Os preços para cada Espaço+ estão disponíveis através ATPCO e estão disponibilizados de acordo com a rota. Não estão permitidas tarifações manuais.

Excepcionalmente nos seguintes casos o Espaço+ é gratuito. Para estas situações as agências deverão contatar a Central de Vendas da LATAM para solicitar a marcação do assento para estes clientes:

• Bilhetes com perfil de tarifas TOP;
  • Passageiros em rotas domésticas e internacionais com categoria Emerald no oneworld, Black Signature e Black da LATAM Pass e LATAM Fidelidade;
  • Acompanhantes de sócios Black Signature e Black;
  • Passageiros em rotas domésticas de categoria Sapphire no oneworld e Platinum da LATAM Pass e LATAM Pass / Fidelidade.
Reemissão

As condições para reemissão de assentos Espaço+ seguem a mesma regra da tarifa do bilhete. Ou seja, os EMD-A’s de Espaço+ permitirão alterações sempre que a regra da tarifa do bilhete permita remarcação, independente do momento que o passageiro solicitar a remarcação (antes ou depois do voo), e respeitando a validade do bilhete.

• Nos casos de reemissão (voluntária e involuntária), o EMD-A deve ser reemitido pelo canal emissor, ou seja a agência deve realizar a reemissão do EMD-A que emitiu. (*)
  • Permitido apenas para o mesmo serviço e passageiro. Mudanças a outras rotas de menor valor, o saldo a favor não é reembolsável ao passageiro.
  • Sem multa.

(*) Para casos em que haja restrições no sistema, as agências (exclusivamente e-Tam) poderão entrar em contato com o Núcleo de Negócios e as agências GDS deverão contatar o seu Suporte correspondente, para que seja realizada a reemissão.

Reembolso

O EMD-A irá seguir a mesma regra de tarifa do bilhete, ou seja, o reembolso poderá ser realizado sempre e quando se solicite junto com o reembolso do bilhete, e este permite o reembolso. Para solicitações de reembolso deve-se solicitar em primeiro lugar reembolso do EMD-A do serviço e em seguida processar o reembolso do bilhete.

Para solicitações de reembolso de Espaço+ é preciso primeiro alterar o status do EMD-A para “Refund” (R) e em seguida mudar o status dos cupons do bilhete para “Refund” (R).

Cancelamento/Estorno

O cancelamento do EMD-A , irá seguir a regra de Cancelamento sem Ônus, desde que o cliente solicite o cancelamento junto com o bilhete.

Alterações e Reembolso Involuntário

Antes de solicitar o reembolso ou alteração involuntária de Espaço+ , será preciso revisar o histórico da reserva, para verificar a mudança de itinerário ou cancelamento do voo.

Em casos de contingência, adota-se a política de proteção de passageiro e aplica alteração/devolução involuntária.

Considerações sobre o serviço
  1. Os passageiros que desejarem adquirir Espaço+ devem ter um bilhete emitido, ou emitir o EMD-A junto com o bilhete.

2. As alterações de data, voo ou rota deverão ser processadas pelos agentes de viagens de acordo com a política de reemissão do bilhete vigente. Após processar a reemissão do bilhete do bilhete, será preciso finalizar o processo de regularização do EMD-A, entrando em contato com o se suporte local (no Brasil, Núcleo de Negócios).

3. É imprescindível seguir estes passos para não gerar impactos na entrega do serviço ao passageiro.

4. Os reembolsos deverão ser processados de acordo com a política vigente em cada país.

5. Para os passageiros que já possuem o serviço incluído sem custo adicional (bilhetes com perfil de tarifa tarifa TOP e clientes LATAM Fidelidade das categorias Platinum*, Black** e Black Signature**), a marcação do assento permanecerá sendo realizada por meio de nos nossos canais diretos.

* Cortesia para clientes da categoria Platinum em trechos nacionais.
    ** Cortesia para clientes das categorias Black e Black Signature em trechos nacionais e internacionais.
Restrição para compra de Espaço+ (passageiros com SSR)

Não é permitido oferecer a compra de assentos Espaço+ a passageiros viajando com os seguintes serviços especiais (SSR):

• CBBG (Cabin Baggage)
  • EXST (Assento extra)
  • DEPA/DEPU (Deportados)
  • INAD (Inadmissível)
  • MEDA (Casos médicos)
  • PETC (Com animal de estimação)
  • PPOC (Dispositivo  Médico, Concentrador de Oxigênio)
  • UMNR (Menor não Acompanhado)

Importante

As emissões/reemissões destes documentos serão auditadas pela LATAM.
Toda irregularidade estará sujeita à emissão de ADM, correspondente a 100% do valor do EMD.

Saiba mais sobre nossa Política de ADM.