LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
GDS

A partir de 2 de fevereiro, ocorrerão mudanças que implicarão em importantes processos, como remissões, filas de schedule change, parcelamento, incentivo, vendas de serviços adicionais, entre outros.

Clique aqui e obtenha informações detalhadas sobre o Projeto Host e como atuar nos Sistemas de Distribuição (GDS).

Importante:
Recomendamos às agências de viagem que avaliem qualquer impacto que esta migração possa causar a seus sistemas internos (webservices), portais e outros serviços externos ao GDS.


 

Perguntas e Respostas sobre GDS

Alteração nos Brand Codes (Perfis de Tarifas Nacionais)

Para tarifar voos que tenham pelo menos uma perna com voos após 11 de maio com segmentos de voos LA os códigos das famílias tarifárias nos GDS foram alterados conforme tabela abaixo:


Formulário Único POS BR

A partir de 2/2/2018 informamos que os bilhetes vendidos pela LATAM no POS Brasil terão formulário 957 e a venda com formulário 045 encontra-se encerrada nos GDSs.

Os outros POS não sofrerão alterações de validating plate.


Bilhetes emitidos até 2/2 para voos após 11/5 (Schedule Change) em formulário 957

Todos os bilhetes emitidos até 2/2 para voos após 11/5 serão direcionados a fila de Schedule Change do seu GDS e deverão ser reemitidos através do seguinte procedimento:
- Remissão involuntária conforme procedimento atual deverá ser inserido o comando SKDCHG.

A remissão dos bilhetes deve ser realizada até no máximo dia 2/abril ou até 72h antes do voo caso a viagem se inicie antes desse prazo.

ATENÇÃO: Todos os bilhetes deverão ser reemitidos dentro do prazo informado, não deixe de processar sua fila de schedule change.

IMPORTANTE: Cancelaremos as nomenclatura JJ para voos pós C2 (11/maio), apenas na quarta-feira, 07 de fevereiro. Com isso, os GDS estão visualizando 2 filas de voos: uma JJ HK e outra LA TK:

Com isso, as agências que tenham tickets com formulário 957 deverão:

1-  Se necessitarem algum servicing entre hoje (4/fev) e quarta (07/fev): Devem cancelar o segmento JJ e reemitir, com as mudanças necessárias, como LA 957 e valor 0 (zero) e incluir o texto SKDCHG,
 
2- A partir de quinta (08/fev) a fila de voos JJ terá status UN e devem prosseguir com o procedimento já informado anteriormente de schedule change involuntário.


Bilhetes emitidos até 2/2 com qualquer data de voo em formulário 045

Schedule change involuntário: A Latam fará a reemissão do bilhete e a agência será responsável por informar o passageiro sobre possíveis mudanças de voo.

Se a agência desejar que a notificação seja feita diretamente  ao passageiro, garantir que o e-mail ou celular do mesmo está informado corretamente no pnr de todos bilhetes 045.

Mudança voluntária/servicing: A agência deverá instruir o cliente a entrar em contato com o Call Center Latam, onde o bilhete será reemitido para placa 957 e as alterações solicitadas serão feitas.

Para remissões voluntárias com pagamento utilizando cartão EBTA, a agência deverá entrar em contato com o núcleo de negócios.

Importante: Sempre que o bilhete for reemitido, a agência perderá o link do bilhete.


Venda de Serviços Adicionais

A venda de serviços adicionais (bagagem e assentos) estarão bloqueados para voos após 11/5 até a mesma data.

Em casos de remarcação de bilhetes com serviços emitidos para antes dessa data, para voar após 11/mai o serviço deverá ser reembolsado.


Parcelamento e Incentivos

Com o fim da validating plate 045 no POS BR, informamos que todas as regras de negócio seguirão as oferecidas hoje pela placa 957 no Brasil. Essa é mais uma medida tomada para unificação da Latam no território nacional.

Importante: O código OTATO deve seguir a parametrização já existente para Tam Brasil (JJ/957).


Account code alfanumérico

Não há impacto nos acordos comerciais negociados com a Latam, eles seguirão funcionando adequadamente.