LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Armas de fogo
Procedimentos de embarque

O passageiro deve Identificar-se no balcão e informar que conduz arma de fogo;

  • A LATAM deverá encaminhar o passageiro ao Departamento de Polícia Federal, do aeroporto de embarque, ou a outro Órgão Policial em sua ausência para verificação de autorização do seu porte de arma, antes da realização do check-in;
  • A Administração Aeroportuária deve coordenar com o Departamento de Polícia Federal a fiscalização das autorizações de porte de arma;
  • A LATAM não aceitará o embarque de passageiro portador de arma de fogo sem a documentação legal antes do embarque.
  • É obrigatória o desmuniciamento da arma para o embarque, ou para o despacho de armas no cofre da aeronave.
  • A arma deverá ser descarregada e despachada acondicionada em estojos duros e protegidos internamente por material macio e absorvente de impacto.
Passageiro com Arma de caça e/ou tiro desportivo e suas respectivas munições

O passageiro que transportar armas para uso de caça ou tiro desportivo será encaminhado a Policia Federal do aeroporto para verificação da documentação legal da Arma, Autorização para Transporte emitida pelo órgão fiscalizador de produtos controlados do Ministério do Exército e Documentação Pessoal.

Para voos internacionais é necessário, ainda, de uma autorização do país de destino para o cliente entrar armado em território estrangeiro.

Passageiros armados em voos internacionais

É vedado o embarque de qualquer passageiro armado em voos internacionais, com exceção daqueles que possuam autorização expressa do Governo Brasileiro e do Governo onde se destina o voo.

O controle será exclusivo da Polícia Federal e caberá a LATAM, providenciar o despacho das armas no cofre da aeronave.

Agente de segurança estrangeiro

Agente de Segurança Estrangeiro armado para a proteção de voos de empresas de seu país, quando autorizado pela ANAC, poderá operar no território nacional, inclusive nos aeroportos.

É vedado o desembarque desse agente portando sua arma, ficando sujeito aos procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Polícia Federal.

Por que fazer ...

Capacidade da Arma
  • Cada passageiro deve portar apenas uma arma de fogo, pistola ou revólver com sua munição principal e outra reserva.
  • As munições deverão estar devidamente embaladas em recipientes apropriados de forma segura.
  • Por motivos de segurança, a quantidade de munição permitida em nossas aeronaves é de 5 quilos por passageiro, não podendo ultrapassar 25 quilos por aeronave.
Arma de fogo desportiva
  • Um estojo para rifles contendo no máximo dois rifles, 5 Kg de munição, um cinturão para munição, supressor de ruídos, e pequenas ferramentas para rifles, ou
  • Duas espingardas e dois estojos para espingardas, ou
  • Um estojo para pistolas, contendo no máximo cinco pistolas, 5 Kg de munição, supressor de ruídos, uma luneta.

Armas de Fogo Esportivas devem estar sempre descarregadas e devem ser acondicionadas em estojos duros e protegidos internamente por material macio e absorvente de impacto. Somente poderão ser aceitas como bagagens despachadas.

Limitado a 5 quilos por passageiro, a munição deve sempre ser despachada pelo check-in no porão de cargas, sendo proibido o transporte no interior da cabine de passageiros.

Munições de grosso calibre com dimensões acima de 19.1 mm ou com cargas explosivas ou incendiárias possuem transporte proibido.

O passageiro deve preencher obrigatoriamente a Notificação de transportes de Objetos Controlados (NOTOC) no aeroporto.