LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Bagagem Especial

Definições

Alguns artigos, por conta de suas características, merecem um tratamento diferenciado, sendo considerados bagagens especiais. Existem normas específicas que se aplicam a alguns destes itens.

Para poder despachar os objetos especiais, é preciso que eles estejam corretamente embalados em uma bolsa ou caixa e bem protegidos, de forma que possam ser transportados com segurança.

Lembre-se: nesta página, apresentamos um resumo sobre as regras de bagagem válidas antes de 18 de maio.

Para obter a versão completa e atualizada da política de bagagem atual e informações sobre passagens adquiridas após de 18 de maio, acesse diretamente os links do Novas Regras de Bagagem.

Veja a seguir os itens especiais aceitos pela LATAM:

Artigos Esportivos:

Arco-e-flecha
  • Um arco, uma aljava, kit de manutenção e flechas.
  • Cobrado 100% do excesso aplicável correspondente ao trecho caso ultrapasse a franquia padrão.
Arma de Fogo Desportiva

1.    Um estojo para rifles contendo no máximo doixs rifles, 5 Kg de munição, um cinturão para munição, supressor de ruídos, e pequenas ferramentas para rifles; ou
2.    Duas espingardas e dois estojos para espingardas; ou
3.    Um estojo para pistolas, contendo no máximo cinco pistolas, 5 Kg de munição, supressor de ruídos, uma luneta para mira e pequenas ferramentas para pistolas.

  • Devem estar descarregadas e acondicionadas em estojos duros e protegidos por material macio e absorvente de impacto internamente e somente poderão ser aceitas como bagagens despachadas;
  • Cobrado 100% do excesso aplicável correspondente ao trecho caso ultrapasse a franquia padrão.
Bicicleta
  • Aceitas como bagagem despachada e fazem parte da franquia de bagagem;
  • Devem estar devidamente embalada (com pedais removidos e guidom alinhado);
  • - Uma bicicleta equivale a uma peça. Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 100% da taxa de excesso estabelecida ao itinerário da viagem. 
Boliche
  1. Uma bola de boliche;
  2. Uma bolsa de boliche;
  3. Um par de sapatos para boliche.
  • Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 100% do excesso aplicável correspondente.
Esqui (neve ou aquático)
  1. Um par de esquis, um par de bastões, um par de botas; ou
  2. Um par de esquis aquáticos convencionais; ou
  3. Um esqui aquático do tipo slalom.

Se o peso do equipamento ultrapassar a franquia permitida, cobra-se 33% do excesso aplicável. Para equipamentos de esqui adicionais, cobra-se o valor integral do excesso aplicável ao itinerário.

Golfe
  • Uma única bolsa de golfe incluindo os tacos e um par de sapatos de golfe.

Cobra-se 50% do excesso aplicável ao itinerário. Se o passageiro tiver mais de uma bolsa, cobra-se o valor integral do excesso para as bolsas adicionais.

Mergulho
  1. Um regulador de ar;
  2. Um medidor de pressão;
  3. Uma máscara de snorkel;
  4. Duas nadadeiras;
  5. Uma faca;
  6. Um arpão descarregado e embalado;
  7. Um colete salva vidas.
  • Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 100% do excesso aplicável correspondente.
Paraglider
  • Pode ser transportado um paragliding embalado.
  • Quando exceder a franquia estabelecida, é cobrado 100% da taxa de excesso estabelecida ao itinerário da viagem.

Pesca
  1. Duas varas de pesca, um molinete;

  2.  

    Uma tarrafa (rede para pesca);

  3. Um par de botas de pesca embalado;

  4. Um puçá.

     

    Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 100% do excesso aplicável correspondente.

Snowboard
  • Pode ser transportada uma prancha de snowboard.

Quando exceder a franquia estabelecida, é cobrado 100% do excesso aplicável correspondente.

Surf e Windsurf
  1. Prancha de surf; ou
  2. Prancha de windsurfe; ou
  3. Outros tipos de pranchas.

Até o limite de 292 cm não é cobrado qualquer excesso de dimensão, mesmo para trechos onde o sistema de peça é aplicado O cliente pode levar quantos cases desejar, mas se ultrapassar o peso da franquia de peça ou peso, deve ser cobrado 33% do excesso aplicável.
Para evitar danos podem ser transportadas no máximo 03 pranchas em cada case.

Taxa Governamental de Lima
O cliente deve ser informado que no retorno de Lima haverá a cobrança do imposto obrigatório Governamental do Peru de 19% (dezenove porcento).

Outros Artigos

Chifre de Animais

Faz parte da franquia um chifre que não exceda 305 cm. Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 60% do excesso aplicável correspondente.

Instrumentos Musicais

O cliente pode levar na cabine instrumentos musicais pequenos, que não excedam os limites de bagagem de mão e devem ser transportados em estojos próprios.

Instrumentos musicais maiores ou que não cumpram com as medidas estabelecidas para bagagem de mão devem ser transportados como bagagem despachada.

 

Mochila com Estrutura Metálica

Mochila com estrutura metálica faz parte da franquia de bagagem. Quando exceder a franquia estabelecida, cobra-se 60% do excesso aplicável correspondente.

Televisores ou Monitores

Nos voos domésticos e internacionais, com exceção dos Estados Unidos, fazem parte da franquia e deve ser cobrado o excesso de bagagem caso ultrapasse a dimensão de 158 cm (peça) ou peso de acordo com a rota.

Em voos DE/PARA os Estados Unidos, os televisores ou monitores com mais de 26 polegadas não entram na franquia de bagagem e deve ser cobrada taxa de serviço conforme especificado abaixo:

Voos DE/PARA Estados Unidos
Até 26” com peso inferior a 32 kgFaz parte da franquia e deve ser cobrado o excesso de bagagem caso a caixa ultrapasse 158 cm.
Acima de 26” até 64” com peso até 45 KgFaz parte da franquia e deve ser cobrado o excesso de bagagem caso a caixa ultrapasse 158 cm.
Televisores acima de 64” ou peso acima de 45 Kg não são aceitos.
Urnas (Ânforas)

O transporte de ânforas (recipiente contendo cinzas e restos mortais provenientes de cremação) é realizado pela LATAM, na cabine de passageiros e no porão.

O passageiro é responsável em se informar sobre as documentações necessárias conforme regulações locais para transportar o elemento em todos os voos e destino.

Para informações sobre a documentação de transporte de urnas, o passageiro deve verificar junto à Secretaria de Saúde do município onde o corpo foi cremado.

A inspeção de urnas (ânforas) contendo cinzas e restos mortais provenientes de cremação, devem ser realizadas através dos canais de Raio-X ou equipamento ETD manual existentes nos aeroportos, sendo que a abertura da urna pode ocorrer somente em caso de suspeita com o consentimento do passageiro.