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FAQ – Dúvidas Reservas
Por que não estou conseguindo selecionar a poltrona para meu passageiro, ao abrir o mapa de assentos?

Para cada classe de reserva é liberado um número determinado de assentos.

Se não for possível marcar o assento antecipadamente, seu passageiro somente conseguirá marcar no dia do embarque, diretamente no aeroporto ou através da web check in – 48h antes do voo.

Como posso inserir o INFANT, depois da reserva feita?

Clicando duas vezes em cima do nome do adulto, abrirá a janela de modificações. Clicar em Alteração de Nome, na linha modificação você terá duas maneiras para digitar, são elas: 

  • Colo com o mesmo sobrenome do adulto

(INF/nome+ pronome de tratamento/data de nascimento).

Ex.: (INF/LUIZAMISS/04FEB12) 

  • Colo com sobrenome diferente do adulto

(INFsobrenome/nome+pronome de tratamento/data de nascimento)

Ex.: (INFSILVA/LUIZAMISS/04FEB12) 

Lembrando que você deverá começar abrindo e fechando parênteses e NÃO poderá ter espaço, conforme exemplo dado. 

Vale ressaltar que todos os passageiros Infants devem ser cobrados como adultos nas classes Premium Economy e Premium Business. Por esse motivo, os Infants passam obrigatoriamente a ocupar assentos, sendo necessário o uso do bebê conforto (CRS) que pode ser solicitado para a cia ou  providenciado pelo adulto responsável e necessita ter o selo de certificação aeronáutico. A venda deve ser realizada com o INF como INS.

Como cancelo uma reserva?

Ao buscar o localizador, você deverá clicar na seta ao lado do ícone  e selecionar o item: Cancelar itinerário – XI.

Em seguida, inserir o nome do solicitante no campo Recebido de, salvar Depois é só colocar seu nome no Recebido de e salvar no ícone disquete.

Como inserir o APIS?

Clicar em Serviços – APIS e preencher: 

Tipo: P (passaporte)

País emissor

Nacionalidade

Data de Nascimento

Sexo do passageiro

Nome Completo – (exatamente igual ao constante no documento de identificação utilizado para viajar – passaporte);

Associar ao passageiro 

Caso tenha uma criança de colo, selecionar no sexo do passageiro o item – criança de colo do sexo feminino ou masculino.

No momento de finalizar a reserva, por que o sistema apresenta a mensagem IMPOSSÍVEL PROCESSAR/SERVIÇOS EXCEDEM NOMES?

Verificar se a quantidade de lugares vendidos corresponde à quantidade de nomes inseridos na reserva

Quando o sistema apresenta a mensagem “VERIFIQUE STATUS SSR” no momento de finalizar, o que devo fazer?

Atualizar o status do serviço solicitado finalizando a reserva com ERK (Salvar alterações, código de alterações, exibir novamente)

E no momento de fechar a reserva, por que o sistema apresenta a mensagem WARNING: JJ REQUIRES TICKET ON OR BEFORE?

Trata-se apenas de um aviso de prazo da Cia Aérea. Neste caso clicar em OK e salvar novamente no disquete.

 

Como inserir o SSR/OSI?

OSI – clicar na aba cinza Serviços, selecionar Outros Serviços (OSI) e no campo Empresa Aérea informar a Cia Aérea (JJ) e no campo Informações inserir o texto resumidamente.

SSR (serviços) – clicar na aba cinza Serviços, selecionar Serviços Aéreos e selecionar o serviço desejado pelo seu passageiro