LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Política de grupos doméstico


Conceito de Grupos

Considera-se um grupo reserva com 10 ou mais passageiros, de mesma origem, destino e data.


Tipos de Grupos. (TYPE)

  • Grupo de agência (NRML): Grupos pontuais.
  • Banda (BAND): Reserva de banda. Pode ser solicitado mínimo de 6 passageiros, o nome da
    banda deve constar no nome do grupo.
  • Operadora (OPRT): Grupos operadores.


Fluxo de Análise

  1. O grupo é solicitado pelo Portal E-TAM
  2. O sistema cota automaticamente e insere toda a negociação no histórico da reserva (tarifa
    para os voos originais, best price e prazo), caso não seja possível a análise automática devido
    alguma restrição, a solicitação entrará na fila para análise manual do Núcleo de Negócios, onde
    a resposta deverá ocorrer em até 24 horas úteis após a solicitação.
  3. O aceite do cliente: Se a reserva foi analisada pelo sistema, o aceite é feito via Portal ETAM.
    Caso tenha sido cotada pelo analista do Núcleo, o aceite é manual via Núcleo de Negócios.


Alteração e Remarcação do Grupo

Após a confirmação do grupo, não é possível alterar datas e voos dentro da reserva.

Para alterar o grupo inteiro, é necessário abrir uma nova solicitação. Para alterar um passageiro, é necessário abrir uma solicitação no individual e usar o bilhete como forma de pagamento. É permitido reduzir a quantidade de passageiros, desde que seja mantido o mínimo de 10 passageiros na condição original do grupo.

Após o primeiro embarque: Um bilhete de grupo NÃO é possível remarcar, usá-lo como forma de pagamento de reserva individual e nem solicitar o reembolso do trecho não utilizado.


Complemento

É considerado complemento reserva adicional de no máximo 9 passageiros, acima disso deve ser solicitado como novo grupo. Um complemento deve mencionar a reserva original e conter os mesmos voos.

É permitido que o complemento seja diferente do original se a ida ou a volta for 5 dias antes ou depois do grupo, desde que não ultrapasse 25% da quantidade total de lugares.

Não é permitido reitineração. A tarifa do complemento poderá variar independente do valor do grupo original.


Renegociação de Grupos

Uma vez aceita a cotação, a tarifa não será renegociada e os voos não poderão ser alterados.


Garantias e Prazos

Após a confirmação do grupo, é gerado um prazo inicial para emissão, para um prazo maior é necessário garantia conforme tabela abaixo:

 

Tabela 1: Prazos e valores de garantias

Alta temporada (Dezembro, Janeiro, Julho e feriados*).

*Período de feriado é considerado 1 dia antes do inicio até 1 dia após o término do período, caso o grupo tenha pelo menos um voo nesse período, a reserva é considerada alta temporada. É permitido que a reserva seja garantida integralmente após a mesma conter a garantia parcial.


Prorrogação de Prazo

A prorrogação de prazo é realizada apenas com a garantia parcial ou integral.


Garantia Parcial (via EMD)

Para garantir parcialmente a reserva, a agência emissora deve gerar o EMD no valor de BRL 50 por passageiro e inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA PARCIAL EMD 957-1234567890 BRL 50 X 20 BY MARIA


Devolução da Garantia

Para solicitar a devolução da garantia, a agência deve encaminhar um e-mail para nucleodenegocios.garantias@latam.com com o número do EMD e a relação dos bilhetes devidamente emitidos.

A devolução integral ocorrerá quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida.

Situação 1 30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é reembolsado 100% da garantia parcial.

Situação 2 30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é reembolsado a garantia referente aos 25 passageiros emitidos e fica retido com a companhia a garantia dos 5 cancelados.

 


Garantia Integral

Ao garantir integralmente a reserva, o prazo é ajustado para 2 dias antes do embarque. Havendo o cancelamento do grupo, os lugares garantidos serão cobrados normalmente, exceto quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida. Após o primeiro embarque, se necessário, será gerado as devidas cobranças.

Situação 1

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é honrado a garantia e não há cobrança dos lugares cancelados.

Situação 2

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é encaminhado a cobrança dos 5 lugares cancelados.

Para garantir integralmente a reserva, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA INTEGRAL BRL 400 X 20 BY MARIA


Tour Conductor (TC)

A cortesia (TC) pode ser solicitada em bloqueios acima de 21 passageiros e deve acompanhar o grupo (mesmos voos/datas), a concessão está sujeita a análise. O TC deve fazer parte do bloqueio original e não pode ser solicitado como complemento.

Após o início das emissões, não há renegociação do TC.

No momento da emissão, as taxas são cobradas através de cartão de crédito, não é possível faturamento.


Duplicidade (DUPE)

É considerada uma duplicidade duas ou mais solicitações para o mesmo cliente final através de agências diferentes.

Em caso de suspeita de duplicidade, a LATAM coloca o status UC (impossível confirmar) e informa a suspeita da duplicidade na reserva.

É de responsabilidade da agência contatar o cliente para confirmar se há ou não a duplicidade e nos informar quem é o cliente final e a finalidade do grupo para que a equipe de Grupos possa analisar entre os concorrentes.

Caso a duplicidade seja indevida, deve ser feita uma nova solicitação e a mesma é analisada descartando a suspeita inicial.

Caso a duplicidade seja devida, as reservas são unificadas para garantir a mesma condição a todos os envolvidos e é transferido para aquele que encaminhar ao Núcleo, a carta do cliente final informando qual agência será a emissora. Esta carta deve estar scaneada em papel timbrado e devidamente assinada.

Após a unificação do bloqueio, os prazos e as tarifas não poderão ser renegociados.


Procedimentos Indevidos

Emissões inferiores a 10 pax.

É gerado uma ADM para a agência até completar a quantidade de passageiros bloqueados

Status VOID ou REFUND com reserva ativa

Grupos com bilhetes em status VOID, reembolsado, remissões indevidas ou bilhete manual frio na reserva que ainda permanece ativa, é considerado procedimento indevido passível a penalização via ADM.

Emissões com valores diferentes do aprovado

Em caso de emissão manual com o valor da tarifa diferente do aprovado, a agência deve corrigir imediatamente para o valor acordado ou seu grupo é cancelado e a agência é penalizada.


Schedule change (UN/TK)

Grupos com garantia integral ou já emitido:

Para o grupo que sofreu alteração, e a acomodação oferecida pela cia não atenda as necessidades do cliente, está autorizado inserção de nova opção mediante análise. Nesses casos considere a “Política de Proteção – UNTK” disponível no TAM Trade:

http://tamtrade.com.br/suporte-de-vendas/pos-venda-bilhete/politica-de-protecao-untk

Grupos com garantia parcial:

Para o grupo que sofreu alteração, e a acomodação oferecida pela cia não atenda as necessidades do cliente, está autorizado o reembolso integral da garantia parcial (sinalização).

Toda solicitação de isenção por UN/TK está sujeito analise da cia.



Correção e troca de nome

É permitido correção de nome sem custo (NO ADC) de no máximo 3 letras.

Acima disso é caracterizada troca de nome, nesse caso o bilhete deve ser reembolsado com o pagamento da multa de acordo com a regra da tarifa e realizar uma nova emissão em cima dessa reserva.

Procedimento deve ser autorizado pelo Núcleo de Negócios.