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Política de grupos Doméstico
Nova Política de Prazos de Grupos em voos Domésticos LATAM desde 17/7 - Canal Consolidador

Com este novo modelo de negociação, visamos reconhecer seu esforço e oferecer mais vantagens para a sua agência: quanto maior a materialização, mais benefícios.

Confira as principais mudanças para Agências Consolidadoras:

Materialização de Grupos igual ou superior a 70%

1) Desde de 17/7 você tem 25 dias a mais de prazo inicial para decisão do grupo, ou seja, antes era de 20 dias e agora passou para 45 na alta e 60 na baixa;
2) Não haverá mais garantia parcial facilitando o fluxo e logística de prazos;
3) Para emissão seguiremos com o prazo de 2 dias antes do embarque.

Materialização de Grupos inferior a 70%

A garantia parcial passa a ser 50% do valor da tarifa negociada. As demais condições permanecem inalteradas. 

 

 

 

Nova Política de Prazos de Grupos em voos Domésticos LATAM desde 17/7 - Canal Corporativo

Informamos que a nossa Política de Prazos de Grupos em voos Domésticos LATAM foi alterada desde 17/7.

Com este novo modelo de negociação, visamos reconhecer seu esforço e oferecer mais vantagens para a sua agência: quanto maior a materialização, mais benefícios.

Confira as principais mudanças para Agências Corporativas:

Materialização de Grupos igual ou superior a 70%

1)Desde de 17/7 você tem 25 dias a mais de prazo inicial para decisão do seu grupo (antes eram 20 e agora são 45 dias);
2) Não há mais garantia parcial facilitando o fluxo e logística de prazos;
3) A garantia integral quando entregue seu novo prazo será de 45 dias antes do embarque independente de sazonalidade de alta ou baixa;
4) Para emissão, seguimos com o prazo de 2 antes do embarque.

Materialização de Grupos inferior a 70%

As condições permanecem inalteradas.

 

 

Nova Política de Prazos de Grupos em voos Domésticos LATAM desde 17/7 - Canal Operador

Informamos que a nossa Política de Prazos de Grupos em voos Domésticos LATAM foi alterada desde 17/7.

Com este novo modelo de negociação, visamos reconhecer seu esforço e oferecer mais vantagens para a sua agência: quanto maior a materialização, mais benefícios.

Confira as principais mudanças para Agências Operadoras:

Materialização de Grupos igual ou superior a 70%

1) Desde 17/7, a agência terá mais do que o dobro de tempo de prazo inicial para decisão do grupo que antes era de 20 dias e passou para 45 na alta e 60 na baixa;
2) Não há mais garantia parcial facilitando o fluxo e logística de prazos.
3) Para emissão, seguimos com o prazo de 2 antes do embarque.

Materialização de Grupos inferior a 70%

A garantia parcial passa a ser 50% do valor da tarifa negociada. As demais condições permanecem inalteradas. 

 

Conceito de Grupos

Considera-se um grupo reserva com 10 ou mais passageiros, de mesma origem, destino e data.

Tipos de Grupos. (TYPE)
  • Grupo de agência (NRML): Grupos pontuais.
  • Banda (BAND): Reserva de banda. Pode ser solicitado mínimo de 6 passageiros, o nome da
    banda deve constar no nome do grupo.
  • Operadora (OPRT): Grupos operadores.
Fluxo de Análise
  1. O grupo é solicitado pelo Portal E-TAM
  2. O sistema cota automaticamente e insere toda a negociação no histórico da reserva (tarifa
    para os voos originais, best price e prazo), caso não seja possível a análise automática devido
    alguma restrição, a solicitação entrará na fila para análise manual do Núcleo de Negócios, onde
    a resposta deverá ocorrer em até 24 horas úteis após a solicitação.
  3. O aceite do cliente: Se a reserva foi analisada pelo sistema, o aceite é feito via Portal ETAM.
    Caso tenha sido cotada pelo analista do Núcleo, o aceite é manual via Núcleo de Negócios.
Alteração e Remarcação do Grupo

Após a confirmação do grupo, não é possível alterar datas e voos dentro da reserva.

Para alterar o grupo inteiro, é necessário abrir uma nova solicitação. Para alterar um passageiro, é necessário abrir uma solicitação no individual e usar o bilhete como forma de pagamento. É permitido reduzir a quantidade de passageiros, desde que seja mantido o mínimo de 10 passageiros na condição original do grupo.

Após o primeiro embarque: Um bilhete de grupo NÃO é possível remarcar, usá-lo como forma de pagamento de reserva individual e nem solicitar o reembolso do trecho não utilizado.

Complemento

É considerado complemento reserva adicional de no máximo 9 passageiros, acima disso deve ser solicitado como novo grupo. Um complemento deve mencionar a reserva original e conter os mesmos voos.

É permitido que o complemento seja diferente do original se a ida ou a volta for 5 dias antes ou depois do grupo, desde que não ultrapasse 25% da quantidade total de lugares.

Não é permitido reitineração. A tarifa do complemento poderá variar independente do valor do grupo original.

Renegociação de Grupos

Uma vez aceita a cotação, a tarifa não será renegociada e os voos não poderão ser alterados.

Tarifação de Grupos em voos Domésticos JJ

Olá,

Desde o dia  10/07/17, todas as emissões de Grupos em Voos Domésticos JJ necessitam da inserção do Account Code para a tarifação/emissão. 

Abaixo os detalhes dessa operação:

No campo “Corporativo” é necessário incluir o Account Code GRUPOS.

Importante: caso não seja inserida essa informação poderão haver 2 erros: valor de tarifa e/ou franquia de bagagem, por isso pedimos a sua atenção no momento da emissão!

Emissões incorretas estarão sujeitas às penalidades devidas.

Garantias e Prazos

Após a confirmação do grupo, é gerado um prazo inicial para emissão, para um prazo maior é necessário garantia conforme tabela abaixo:

 

Tabela 1: Prazos e valores de garantias

Alta temporada (Dezembro, Janeiro, Julho e feriados*).

*Período de feriado é considerado 1 dia antes do inicio até 1 dia após o término do período, caso o grupo tenha pelo menos um voo nesse período, a reserva é considerada alta temporada. É permitido que a reserva seja garantida integralmente após a mesma conter a garantia parcial.

Prorrogação de Prazo

A prorrogação de prazo é realizada apenas com a garantia parcial ou integral.

Devolução da Garantia

Para solicitar a devolução da garantia, a agência deve encaminhar um e-mail para nucleodenegocios.garantias@tam.com.br com o número do EMD e a relação dos bilhetes devidamente emitidos.

A devolução integral ocorrerá quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida.

Situação 1 30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é reembolsado 100% da garantia parcial.

Situação 2 30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é reembolsado a garantia referente aos 25 passageiros emitidos e fica retido com a companhia a garantia dos 5 cancelados.

Garantia Integral

Ao garantir integralmente a reserva, o prazo é ajustado para 2 dias antes do embarque. Havendo o cancelamento do grupo, os lugares garantidos serão cobrados normalmente, exceto quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida. Após o primeiro embarque, se necessário, será gerado as devidas cobranças.

Situação 1

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é honrado a garantia e não há cobrança dos lugares cancelados.

Situação 2

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é encaminhado a cobrança dos 5 lugares cancelados.

Para garantir integralmente a reserva, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA INTEGRAL BRL 400 X 20 BY MARIA

Garantia Parcial (50% da tarifa negociada)

Ao garantir Parcialmente a reserva, o prazo será ajustado para 60 dias antes do embarque (Baixa) ou 90 dias antes do embarque (alta). Havendo o cancelamento do grupo, os lugares garantidos serão cobrados normalmente, exceto quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida. Após o primeiro embarque, se necessário, será gerado as devidas cobranças.

Para garantir Parcialmente a reserva, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA PARCIAL (VALOR DO 50% da tarifa negociada) X 20 BY MARIA

Tour Conductor (TC)

A cortesia (TC) pode ser solicitada em bloqueios acima de 16 passageiros e deve acompanhar o grupo (mesmos voos/datas), a concessão está sujeita a análise. O TC deve fazer parte do bloqueio original e não pode ser solicitado como complemento.

Após o início das emissões, não há renegociação do TC.

No momento da emissão, as taxas são cobradas através de cartão de crédito, não é possível faturamento.

Duplicidade (DUPE)

É considerada uma duplicidade duas ou mais solicitações para o mesmo cliente final através de agências diferentes.

Em caso de suspeita de duplicidade, a LATAM coloca o status UC (impossível confirmar) e informa a suspeita da duplicidade na reserva.

É de responsabilidade da agência contatar o cliente para confirmar se há ou não a duplicidade e nos informar quem é o cliente final e a finalidade do grupo para que a equipe de Grupos possa analisar entre os concorrentes.

Caso a duplicidade seja indevida, deve ser feita uma nova solicitação e a mesma é analisada descartando a suspeita inicial.

Caso a duplicidade seja devida, as reservas são unificadas para garantir a mesma condição a todos os envolvidos e é transferido para aquele que encaminhar ao Núcleo, a carta do cliente final informando qual agência será a emissora. Esta carta deve estar scaneada em papel timbrado e devidamente assinada.

Após a unificação do bloqueio, os prazos e as tarifas não poderão ser renegociados.

Procedimentos Indevidos

Emissões inferiores a 10 pax.

É gerado uma ADM para a agência até completar a quantidade de passageiros bloqueados

Status VOID ou REFUND com reserva ativa

Grupos com bilhetes em status VOID, reembolsado, remissões indevidas ou bilhete manual frio na reserva que ainda permanece ativa, é considerado procedimento indevido passível a penalização via ADM.

Emissões com valores diferentes do aprovado

Em caso de emissão manual com o valor da tarifa diferente do aprovado, a agência deve corrigir imediatamente para o valor acordado ou seu grupo é cancelado e a agência é penalizada.

Schedule change (UN/TK)

Grupos com garantia integral ou já emitido:

Para o grupo que sofreu alteração, e a acomodação oferecida pela cia não atenda as necessidades do cliente, está autorizado inserção de nova opção mediante análise. Nesses casos considere a “Política de Proteção – UNTK” disponível no TAM Trade:

http://tamtrade.com.br/suporte-de-vendas/pos-venda-bilhete/politica-de-protecao-untk

Grupos com garantia parcial:

Para o grupo que sofreu alteração, e a acomodação oferecida pela cia não atenda as necessidades do cliente, está autorizado o reembolso integral da garantia parcial (sinalização).

Toda solicitação de isenção por UN/TK está sujeito analise da cia.

Correção e Troca de nome

É permitido correção de nome sem custo (NO ADC) de no máximo 3 letras.

Acima disso é caracterizada troca de nome, nesse caso o bilhete deve ser reembolsado com o pagamento da multa de acordo com a regra da tarifa e realizar uma nova emissão em cima dessa reserva.

Procedimento deve ser autorizado pelo Núcleo de Negócios.