LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Política de Grupos Internacionais

Conceito de Grupos

Considera-se um grupo reserva com 10 ou mais passageiros, de mesma origem, destino e data.


Tipos de Grupos. (TYPE)

  • Grupo de agência (NRML): Grupos pontuais.
  • Banda (BAND): Reserva de banda. Pode ser solicitado mínimo de 6 passageiros, o nome da
    banda deve constar no nome do grupo.
  • Operadora (OPRT): Grupos operadores.

Demais tipos não são considerados.


Fluxo de Analise

1º O grupo é solicitado pelo Portal E-TAM

2º O sistema analisa automaticamente e insere a negociação no histórico da reserva, caso não seja possível a análise automática devido alguma restrição, a solicitação entrará na fila para análise manual do Núcleo de Negócios, onde a resposta deverá ocorrer em até 24 horas úteis após a solicitação (exceto quando necessário intervenção da equipe de grupos Chile)

3º O aceite do cliente: Caso tenha sido cotada pelo analista do Núcleo, o aceite é manual via Núcleo de Negócios.


Alteração e Remarcação do Grupo

Antes do envio da garantia e/ou emissão, é possível alterar a data e itinerário, porém, o grupo estará sujeito a nova negociação.

Após o envio da garantia e/ou emissão, é permitido alteração do voo/data para até 25% do grupo, desde que origem e destino permaneçam iguais e mínimo de 10 passageiros viajando juntos. Após a emissão, se necessário alteração que não se encaixe no permitido, o bilhete poderá ser utilizado como forma de pagamento para uma reserva individual.

Após o primeiro embarque: Um bilhete de grupo NÃO é possível remarcar, usá-lo como forma de pagamento de reserva individual e nem solicitar o reembolso do trecho não utilizado.

 


Complemento

É considerado complemento reserva adicional de no máximo 9 passageiros, acima disso deve ser solicitado como grupo.

Um complemento deve mencionar a reserva original e conter os mesmos voos.

É permitido que o complemento seja diferente do original se a ida ou a volta for 15 dias antes ou depois do grupo. Não é permitido reitineração.

A tarifa do complemento poderá variar independente do valor do grupo original.

Renegociação de Grupos

Deve ser solicitada pelo Script – Reserva de grupos – Renegociação

 


Garantias e Prazos

Após a confirmação do grupo, é gerado um prazo inicial para emissão, para um prazo maior necessário garantia conforme tabela abaixo:


Tabela 1: Prazos de garantias
É permitido que a reserva seja garantida integralmente após a mesma conter a garantia parcial.


Prorrogação de Prazo

 

A prorrogação de prazo é realizada apenas com garantia.


Garantia Inter 95 dias

 

A garantia inter 95 dias garante ao cliente um prazo de 95 dias antes do embarque, sem cobrança em caso de cancelamento até esse período.

Após esse período, para ter mais prazo, os localizadores devem ser garantidos integralmente, não há garantia parcial.

Esse procedimento NÃO se aplica para os períodos de Alta Temporada Estados Unidos, Temporada de Neve América do Sul. Para esses casos devem ser emitidos EMD de garantia parcial, vide item 0.0.

Para garantir 95 dias, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA INTER 95 DIAS BY MARIA


Garantia parcial (via EMD) – Alta EUA e Neve América do Sul

 

Garantia parcial de reserva internacional é um procedimento EXCLUSIVO de Alta temporada EUA e Temporada de Neve América do Sul.

Para garantir parcialmente a reserva, a agência deve emitir o EMD no valor de USD 100 por passageiro para EUA e USD 50 por passageiro para América do Sul. Inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA PARCIAL EMD 957-1234567890 USD100 X 20 BY MARIA

 


Garantia Integral

 

Ao garantir integralmente a reserva, o prazo é ajustado para 3 dias antes do embarque. Havendo o cancelamento do grupo, os lugares garantidos serão cobrados normalmente, exceto quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida.

Após o primeiro embarque, se necessário, será gerado as devidas cobranças.

Para garantir integralmente a reserva, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:

GARANTIA INTEGRAL USD 400 X 20 BY MARIA

Situação 1

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Nesse caso é honrado a garantia e não há cobrança das tarifas canceladas.

Situação 2

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Nesse caso é encaminhado a cobrança dos valores da tarifa referente aos 5 lugares cancelados.


Add-on

 

Add-on são voos domésticos inseridos em reservas internacionais já confirmadas.

Considera-se add-on ocomplemento com até 09 passageiros por origem.

Para confirmação do add-on é necessário que as classes Q e V estejam abertas para venda, porém a inserção dos voos (add-on) na reserva, devem ser feitos na classe A (classe de confirmação do grupo). Abaixo os valores correspondentes.

Em caso de desistência do add-on, o cancelamento do trecho DOM deverá ocorrer em até 7 dias após a confirmação, caso contrário, a negociação original não será honrada.

Para o período da alta temporada, embarques de 01/12/2017 a 31/01/2018, disponibilizamos uma classe a mais para negociações dos add-ons, a classe H. Exclusivamente neste período, trabalharemos com 3 opções de classes (Q, V e H).

*Para grupos com type operadora, contate o Núcleo de Negócios.

** Valor em USD e OW.

 

 

Reservas em Blackout

Para maiores informações sobre reservas em blackout, contate o Núcleo de Negócios.


Tour Conductor (TC)

Não há cortesia para grupos internacionais. Política vigente desde setembro/2012. Mesmo que a condição esteja gravada na reserva, a mesma deve ser desconsiderada.


Duplicidade (DUPE)

É considerada uma duplicidade duas ou mais solicitações para o mesmo cliente final através de agências diferentes.

Em caso de suspeita de duplicidade, a LATAM coloca o status UC (impossível confirmar) e informa a suspeita da duplicidade na reserva.

É de responsabilidade da agência contatar o cliente para confirmar se há ou não a duplicidade e nos informar quem é o cliente final e a finalidade do grupo para que a equipe de Grupos possa analisar entre os concorrentes.

Caso a duplicidade seja indevida, deve ser feita uma nova solicitação e a mesma é analisada descartando a suspeita inicial.

Caso a duplicidade seja devida, as reservas são unificadas para garantir a mesma condição a todos os envolvidos e é transferido para aquele que encaminhar ao Núcleo, a carta do cliente final informando qual agência será a emissora. Esta carta deve estar scaneada em papel timbrado e devidamente assinada.

Após a unificação do bloqueio, os prazos e as tarifas não poderão ser renegociados.

 


Procedimentos Indevidos

 

Emissões inferiores a 10 pax.

É gerado uma ADM para a agência até completar a quantidade de passageiros bloqueados.

Status VOID ou REFUND com reserva ativa

Grupos com bilhetes em status VOID, reembolsado, remissões indevidas ou bilhete manual frio na reserva que ainda permanece ativa, é considerado procedimento indevido passível a penalização via ADM.

Emissões com valores diferentes do aprovado

Em caso de emissão manual com o valor da tarifa diferente do aprovado, a agência deve corrigir imediatamente para o valor acordado ou seu grupo é cancelado e a agência penalizada.


Schedule change (UN/TK)

 

Grupos que sofreram alterações nos horários dos voos, e que por esse motivo o tempo de conexão não é mais válido ou não atende as necessidades do cliente, a agência deve inserir uma nova opção como sugestão de reacomodação para análise do Núcleo de Negócios ou solicitar o reembolso integral.

Está passível de reacomodação sem custo ou reembolso integral grupos que sofreram alterações acima de 16 minutos antes ou 30 minutos depois do horário original do voo.

Ao atualizar o status ou inserir uma opção de reacomodação, é considerado que o cliente está ciente da alteração e que a opção foi aceita.

Após devidamente reacomodado, o cliente não tem direito a reembolso integral e nem remarcação isento de custos.

Toda solicitação de isenção por UN/TK está sujeito à análise da companhia

 


Correção e troca de nome

É permitido correção de nome sem custo (NO ADC) de no máximo 3 letras. Acima disso é caracterizada troca de nome, nesse caso o bilhete deve ser reembolsado com o pagamento da multa de acordo com a regra da tarifa e realizar uma nova emissão em cima dessa reserva

Procedimento deve ser autorizado pelo Núcleo de Negócios.