LATAM TRADE

Nosso canal exclusivo de informação ao agente de viagem.
Política de Eventos

Negociação de Eventos

Eventos

Bloqueios ou reservas individuais, onde temos saídas de vários pontos do Brasil para um único destino com período determinado (Ex.: BRASIL/RECIFE/BRASIL).

Essa negociação é válida para o mínimo de 10 passageiros, com o período máximo de 10 dias de duração e flexibilidade para embarque ou retorno sob consulta.

São classificados por: adesão, fechamento de aeronave, bloqueio (tarifa fixa) e fretamento.

Tipos de Eventos

Adesão (reserva individual)
  • Percentual de desconto sobre tarifa pública de sistema vigente na data de emissão (exceto nas classes G e A) nos voos domésticos JJ podendo variar conforme período, destino e quantidade de passageiros.

Fluxo e detalhe da solicitação

As Agências devem enviar a solicitação para o e-mail do Núcleo de Negócios, conforme segue:

  • Nome do evento;
  • Empresa solicitante;
  • Office ID de emissão;
  • Quantidade de passageiros (mínimo e máximo). Esta informação deverá ser informada obrigatoriamente pela agência;
  • Data real do evento;
  • Origem/destino;
  • Site do evento, e-mail convite, folder, etc;
  • Tipo do evento;
  • Taxa DU (sim / não).

Toda solicitação de evento deverá ter evidencias que comprovem a existência do mesmo (site, folder, convite, e-mail MKT, e-mail da empresa, etc). Casos em que não houver essa comprovação a analise será feita pela Equipe de Eventos do Núcleo São Paulo;

  • Analise é feita e é informada a condição comercial através do Código de Solicitação

 Ex. E0001

  • Agência aprova a condição e solicita a criação do Código de Emissão (Tour Code)

 Ex.160001

  • Após o de acordo da agência referente a condição negociada, o código de emissão será solicitada. Caso não atinja o mínimo de passageiros negociados, haverá a penalidade por não emissão.
  • As reservas são individuais e devem ser criadas através do Portal e-TAM
  • A emissão será realizada através do Tour Code
  • Não haverá prorrogação de prazos

# Nesta modalidade pode haver autorização da liberação da free.   Caso seja autorizada a reserva, deve estar obrigatoriamente na classe “E”, sempre em voos operados pela TAM e dentro do período & local do evento.

Importante! Antes de solicitar o código de emissão, certifique-se de validar os dados (office id emissor, destino, período de embarque e se haverá cobrança taxa Du).

Cobrança – Procedimento referente a quantidade de emissões. ATENÇÃO!

(vigente a partir do dia 01/01/2015)

      1) Para ter uma condição de evento deve ter no mínimo 10 passageiros, sendo que a negociação concedida será baseada na quantidade informada.

2) É de responsabilidade da agência informar o mínimo de emissão, uma vez que a cobrança será baseada nessa informação;

3) Caso não ocorra a emissão da quantidade mínima informada ocorrerá a cobrança de R$ 20,00 (vinte reais) por passageiro. Essa cobrança será feita a partir do momento que a agência nos solicita o código de emissão. Ex.: foi negociado mínimo de 40 passageiros e no total foram emitidos 30, a TAM irá cobrar 10 lugares. Neste caso R$ 200,00 através de ADM no mês subsequente ao termino do evento;

Importante! A partir do momento que a agência solicitar o código de emissão para cia, já estará valendo essa cobrança do mínimo informado e não emitido.

Não haverá renegociação de quantidade mínima de passageiros após a liberação do código de emissão.

Fechamento de aeronave
  • Exclusividade na capacidade total de um voo regular (voo de linha).

Negociação valida para voos Domésticos.

  1. Empresa solicitante;
  2. Data e voo que melhor atende o cliente;
  3. Quantidade de passageiros;
  4. Origem/destino.
  • Após o e-mail da agência com os dados, o Núcleo analisa a ocupação dos voos solicitados, repassando para equipe do Revenue dar andamento na condição.
  • A negociação informada ao cliente terá validade de 07 dias;
  • Na aceitação da proposta deverá ser encaminhada ao núcleo responsável a OP de garantia, para que seja feito o fechamento do voo em questão;
  • Todo o processo operacional como a criação dos bloqueios e emissões dos bilhetes deverá ser de responsabilidade da agência após o ok do núcleo responsável. Lembrando que a finalização deverá ser feita até 2 dias antes do embarque. (Os bloqueios devem estar com o nome do evento bem como o TYPE EVTS).

*Os voos serão confirmados e as tarifas gravadas após as reacomodações das reservas existentes nos respectivos voos;

Cobrança

1) A conferência será feita um dia antes da data de embarque. A emissão na totalidade da aeronave não terá nenhuma cobrança adicional, no caso do não cumprimento a agência será debitada;

Ex1: capacidade da aeronave 174 e emitiu 174 lugares – sem cobrança adicional.

Ex2: capacidade da aeronave 174 e emitiu 150 lugares, iremos cobrar via ADM 24 lugares do cliente referente ao valor negociado “por passageiro”.  

2) Não haverá isenções com relação ao pagamento e os bilhetes não são reembolsáveis.

Serviços Opcionais:

Nesse tipo de negociação podemos oferecer serviços diferenciados como: speech, cabeçotes personalizados, cardápios exclusivos, acompanhamento de embarque nos aeroportos, ações a bordo. Lembrando que todos esses serviços estão sujeitos a autorizações, antecedências e cobranças.

Bloqueio Doméstico – Tarifa fixa

1.Grupos com type Evento Condu

1.1 Conceito de Grupos com type Evento Condu

  • Negociação através de bloqueio de grupo (tarifa fixa) com TYPE EVTS. Pode-se ter 10 ou menos passageiros por origem, mantendo o mínimo necessário para uma condição;
  • O bloqueio deve constar obrigatoriamente o nome do evento/cliente final (ex.: CONVENCAO BRADESCO);
  • A condição será aprovada desde que seja respeitado período e destino do evento;

1.2 Tipos de Grupos. (TYPE)

Evento Condu

1.3 Fluxo de Análise

O grupo é solicitado pelo Portal E-TAM
O sistema cota automaticamente e insere toda a negociação no histórico da reserva (tarifa para os voos originais, best price e prazo), caso não seja possível a análise automática devido alguma restrição, a solicitação entrará na fila para análise manual e será necessário enviar por e-mail a relação de todos os bloqueios do evento para Nucleodenegocios.eventos03@tam.com.br
O aceite do cliente: Se a reserva foi analisada pelo sistema, o aceite é feito via Portal E-TAM. Caso tenha sido cotada pelo analista do Núcleo, o aceite é manual via Núcleo de Negócios.

2. Alteração e Remarcação do Grupo

Após a confirmação do grupo, não é possível alterar datas e voos dentro da reserva.
Para alterar o grupo inteiro, é necessário abrir uma nova solicitação.

Para alterar um passageiro, é necessário abrir uma solicitação no individual e usar o bilhete como forma de pagamento.
É permitido reduzir a quantidade de passageiros, desde que seja mantido o mínimo de 10 passageiros na condição original do grupo.

Após o primeiro embarque: Um bilhete de grupo NÃO é possível remarcar, usá-lo como forma de pagamento de reserva individual e nem solicitar o reembolso do trecho não utilizado.

3. Complemento

É considerado complemento reserva adicional de no máximo 9 passageiros, acima disso deve ser solicitado como novo grupo.
Um complemento deve mencionar a reserva original e conter os mesmos voos.

É permitido que o complemento seja diferente do original se a ida ou a volta for 5 dias antes ou depois do grupo, desde que não ultrapasse 25% da quantidade total de lugares. Não é permitido reitineração.

A tarifa do complemento poderá variar independente do valor do grupo original.

4. Renegociação de Grupos

Uma vez aceita a cotação, a tarifa não será renegociada e os voos não poderão ser alterados.

5. Garantias e Prazos

Após a confirmação do grupo, é gerado um prazo inicial para emissão, para um prazo maior é necessário garantia conforme tabela abaixo:

Temporada

Prazo da reserva após GARANTIA PARCIAL

Prazo da reserva após GARANTIA INTEGRAL

Baixa

60 dias antes do embarque

7 dias antes do embarque

Alta

90 dias antes do embarque

7 dias antes do embarque

Tabela 1: Prazos e valores de garantias

Alta temporada (Dezembro, Janeiro, Julho e feriados*).
*Período de feriado é considerado 1 dia antes do início até 1 dia após o término do período, caso o grupo tenha pelo menos um voo nesse período, a reserva é considerada alta temporada.

É permitido que a reserva seja garantida integralmente após a mesma conter a garantia parcial.

5.1 Prorrogação de Prazo

A prorrogação de prazo é realizada apenas com a garantia parcial ou integral.

5.2 Garantia Parcial (via EMD)

Para garantir parcialmente a reserva, a agência emissora deve gerar o EMD no valor de BRL 50 por passageiro e inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasilia) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:


GARANTIA PARCIAL EMD 957-1234567890 BRL 50 X 20 BY MARIA

5.2.1 Devolução da Garantia


Para solicitar a devolução da garantia, a agência deve encaminhar um e-mail para nucleodenegocios.garantias@tam.com.br com o número do EMD e a relação dos bilhetes devidamente emitidos.

A devolução integral ocorrerá quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida.

Situação 1

30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é reembolsado 100% da garantia parcial.

Situação 2

30 passageiros garantidos parcialmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é reembolsado a garantia referente aos 25 passageiros emitidos e fica retido com a companhia a garantia dos 5 cancelados.

 

5.3 Garantia Integral

Ao garantir integralmente a reserva, o prazo é ajustado para 7 dias antes do embarque. Havendo o cancelamento do grupo, os lugares garantidos serão cobrados normalmente, exceto quando houver a efetividade mínima de 90% da quantidade garantida.

Após o primeiro embarque, se necessário, será gerado as devidas cobranças.

Situação 1
30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 27 e cancelados 3: Neste caso é honrado a garantia e não há cobrança dos lugares cancelados.

Situação 2

30 passageiros garantidos integralmente, foram emitidos 25 e cancelados 5: Neste caso é encaminhado a cobrança dos 5 lugares cancelados.


Para garantir integralmente a reserva, a agência deve inserir corretamente a keyword via script até às 15h (horário de Brasília) do prazo da reserva. Através do caminho script > Reserva de Grupos > Prorrogar prazo final de reserva conforme exemplo:


GARANTIA INTEGRAL BRL 400 X 20 BY MARIA

 

6. Tour Conductor (TC)

A cortesia (free) pode ser solicitada em bloqueios acima de 21 passageiros e deve acompanhar o grupo (mesmos voos/datas). A concessão está sujeita a análise.

Esse TC deve ser uma divisão do bloqueio e não uma reserva a parte.

No momento da emissão, as taxas são cobradas através de cartão de crédito, não é possível faturamento.

 

7. Duplicidade (DUPE)

É considerada uma duplicidade duas ou mais solicitações para o mesmo cliente final através de agências diferentes.
Em caso de suspeita de duplicidade, a LATAM coloca o status UC (impossível confirmar) e informa a suspeita da duplicidade na reserva.

É de responsabilidade da agência contatar o cliente para confirmar se há ou não a duplicidade e nos informar quem é o cliente final e a finalidade do grupo para que a equipe de Grupos possa analisar entre os concorrentes.

Caso a duplicidade seja indevida, deve ser feita uma nova solicitação e a mesma é analisada descartando a suspeita inicial.
Caso a duplicidade seja devida, as reservas são unificadas para garantir a mesma condição a todos os envolvidos e é transferido para aquele que encaminhar ao Núcleo, a carta do cliente final informando qual agência será a emissora. Esta carta deve estar scaneada em papel timbrado e devidamente assinada.

Após a unificação do bloqueio, os prazos e as tarifas não poderão ser renegociados.

8. Procedimentos Indevidos

Emissões inferiores a 10 pax.
É gerado uma ADM para a agência até completar a quantidade de passageiros bloqueados.

Status VOID ou REFUND com reserva ativa

Grupos com bilhetes em status VOID, reembolsado, remissões indevidas ou bilhete manual frio na reserva que ainda permanece ativa, é considerado procedimento indevido passível a penalização via ADM.

Emissões com valores diferentes do aprovado

Em caso de emissão manual com o valor da tarifa diferente do aprovado, a agência deve corrigir imediatamente para o valor acordado ou seu grupo é cancelado e a agência é penalizada.

 

9. Informações adicionais


9.1 Schedule change (UN/TK)

Grupos que sofreram alterações nos horários dos voos, e que por esse motivo o tempo de conexão não é mais válido ou não atende as necessidades do cliente, a agência deve inserir uma nova opção como sugestão de reacomodação para análise do Núcleo de Negócios ou solicitar o reembolso integral caso o bilhete já tenha sido emitido.

Está passível de reacomodação sem custo ou reembolso integral grupos que sofreram alterações acima de 16 minutos antes ou 30 minutos depois do horário original do voo.

Ao atualizar o status ou inserir uma opção de reacomodação, é considerado que o cliente está ciente da alteração e que a opção foi aceita.

Após devidamente reacomodado, o cliente não tem direito a reembolso integral e nem remarcação isento de custos.

Toda solicitação de isenção por UN/TK está sujeito a análise da companhia.

 

9.2 Correção e troca de nome

É permitido correção de nome sem custo (NO ADC) de no máximo 3 letras.

Acima disso é caracterizada troca de nome, nesse caso o bilhete deve ser reembolsado com o pagamento da multa de acordo com a regra da tarifa e realizar uma nova emissão em cima dessa reserva.

Procedimento deve ser autorizado pelo nucleodenegocios.eventos03@tam.com.br

Negociação de Eventos Transportadora Oficial (TO)

Oferece descontos e serviços diferenciados aos participantes, expositores e promotores/organizadores de eventos com descontos superiores de uma negociação não TO, e cortesias sobre as vendas diferenciadas no mercado doméstico.

Requisitos:

  • Exclusividade da divulgação e parceria na categoria de Cia. Aérea;
  • Mínimo de 200 passageiros;
  • Mínimo de 4 meses da data do evento e máximo de 1 ano da data do evento;
  • Divulgação da Logo, Banner Eletrônico TAM e condições especiais de desconto em todos os materiais de divulgação e site do evento;
  • Envio de email marketing TAM a todo mailing do evento;

Quem podemos atender?

Política Comercial:

  • Desconto superior às demais negociações de eventos, sobre a tarifa pública de sistema, vigente na data de emissão, inclusive nas tarifas promocionais (exceto “G”).
  • Embarque entre 5 dias antes e depois do período do evento. Duração máxima de 10 dias;
  • As reservas são individuais validas para o período de embarque negociado;
  • Código de solicitação. Ex. E0001;
  • Emissão através do código de emissão – exemplo 160001.

Procedimentos:

  1. Preenchimento e envio do modelo de Carta Proposta Cia Aérea Oficial (podendo esta ser preenchida pela agência) para o e-mail eventos.to@latam.com
  1. Prazo de resposta Comercial de Eventos com condições aprovadas e contrato: até 5 dias úteis;
  2. Envio dos contratos (2 vias) assinados para LATAM (o contrato deverá ser assinado pelo responsável pelo evento);
  3. Liberação do código promocional para início das emissões;
  4. Divulgação da LATAM no site oficial do evento e demais materiais promocionais;
  5. Acompanhamento diário das vendas geradas pelo Comercial de Eventos para a liberação das cortesias.

 

Fretamento de Aeronave

Transporte de passageiros em voos Domésticos e Internacionais em voos não regulares.

O cliente entra em contato com a TAM através de:

  • Núcleo de Negócios local
  • Executivos de Contas
  • Diretamente com a área de Fretamento no e-mail comercial.fretamentos@latam.com

As solicitações deverão ser feitas por e-mail e devem ter os seguintes dados para análise:

  • Empresa solicitante;
  • Data e voo que melhor atende o cliente;
  • Quantidade de passageiros; 
  • Origem/destino.

Nota 01: Para localidades em que a TAM não opera regularmente, será analisado a viabilidade de condições e procedimentos aeroportuários.

A área de Planejamento Tático de malhas informa a disponibilidade, contendo o tipo da aeronave, trechos e os horários de saída e chegada.

É feita uma proposta, contendo: horário de voo, itinerário, valor, forma de pagamento (depósito em conta corrente TAM, parcelado em duas vezes), o prazo da proposta é de 1 semana, podendo ser prorrogado

A proposta imediatamente é “protegida” (não permitindo alterações de terceiros) e enviada por e-mail para o cliente.

Se o cliente não responder no prazo definido, a proposta é cancelada automaticamente. Caso confirme a negociação, procede-se da maneira a seguir.

O analista comercial solicita validação dos voos junto às áreas responsáveis. Sendo aprovado, irá programar os voos e publicar.

Em seguida, o analista comercial efetua o contrato baseado nas informações da proposta, com detalhes de número de voos e cláusulas jurídicas que regem a negociação.

O contrato é “protegido” e enviado por e-mail para o cliente, que deverá imprimir e devolver assinado, em duas vias. Após assinado pelo cliente as vias devem ser devolvidas ao Comercial de Fretamentos e serão encaminhadas para as devidas assinaturas do Vice-Presidente e Diretor Comercial. Depois de assinadas, uma das vias é arquivada no setor e a outra é enviada para o fretante.

O analista comercial controla os pagamentos (depósitos) conforme as datas de vencimento contidas no contrato e confirma se os depósitos foram realmente efetuados junto ao deptº. Financeiro.

Nota 02: O cliente pode solicitar serviços especiais nos fretamentos, como personalização de speech, personalização do encosto de cabeça (encosto de cabeça tem custo adicional) e também check-in antecipado que é analisado e provisionado junto ao aeroporto local.

A agência que esta operacionalizando os fretamentos deverá efetuar reservas para os voos fretados, bem como nominar e bilhetar as reservas de acordo com o numero que será informado pelo analista comercial.

As reservas devem estar devidamente nominadas com pelo menos 1 dia antes do voo. Caso o voo ocorra no final de semana, o analista entrará em contato para que seja informado a quantidade de passageiros que serão embarcados para fins de serviço de bordo.

O Analista Comercial irá emitir o bilhetão, com os valores de acordo com os depósitos recebidos e previamente confirmados pelo Depto Financeiro. Os bilhetes emitidos são encaminhados para Receita, que irá apropriar a receita do voo.